(18 anos)
* Porto Alegre, RS (1947)
+ São Bernardo do Campo, SP (1965)
Nascido na capital gaúcha, o pastor alemão Duque foi adotado pelo caminhoneiro e adestrador de cães Jordano Martinelli , sendo treinado inicialmente para uma profissão difícil: puxar e guardar cargas. O anonimato não durou muito, pois foi descoberto em 1950, quando a equipe da Companhia Vera Cruz estava na Região Sul gravando as externas do filme "TERRA É SEMPRE TERRA".
A equipe responsável pela gravação do filme, se encantou com as habilidades de Duque, que caiu nas graças da produção e foi contratado. Estreou em grande estilo no filme "ÂNGELA" (1951), com roteiro de Nelly Dutra Ruschel e direção de Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne.
Mas foi ao lado de Mazzaropi que Duque fez cinco dos oito filmes de sua carreira e ganhou a fama de ser uma das principais estrelas da VERA CRUZ. Seu primeiro sucesso foi interpretando o cão Coronel em "SAI DA FRENTE" (1952), sendo este o primeiro filme do ator e comediante. No ano seguinte, o sucesso da dupla se repetiu no filme "NADANDO EM DINHEIRO" (1953), com ambos interpretando os mesmos personagens do filme anterior
Duque e Mazzaropi, em cena do filme Sai da Frente - 1952 |
Depois desse filme, atuou em : "UMA PULGA NA BALANÇA" (1953), "CANDINHO" (1954) e "RAVINA" (1958), se tornando assim o cão mais famoso do cinema nacional além de ser campeão de adestramento. Rumores na época apontavam que ele também teria chegado a ganhar bem mais que muitos atores da companhia, e era tratado como celebridade por toda a produção, chegando ter até um fã-clube.
O lendário mascote da CIA. VERA CRUZ conquistou em sua carreira vários prêmios em concursos para cães adestrados, além da eterna admiração do público no Brasil e no exterior, chegando a ser considerado o melhor e mais inteligente cachorro da América Latina.
O dinheiro ganho por Jordano com o trabalho de Duque foi usado para a construção de uma escola para adestramento de Cães, fundada em 1955 em São Bernardo do Campo que ganhou o seu nome (Escola para Cães Duque).
Duque continuou atuando até os 15 anos, quando fez seu último filme "O VENDEDOR DE LINGUIÇA" (1962), encerrando assim a sua carreira cinematográfica e a famosa dupla ao lado de Mazzaropi.
Morreu no canil de Jordano Martinelli em São Bernardo do Campo no ano de 1965, aos dezoito anos, deixando muitos descendentes , sendo que alguns também se tornaram atores, como o cão Lobo, que foi astro da série Vigilante Rodoviário.
FILMOGRAFIA
- 1951 - Ângela
- 1952 - Sai da Frente ..... Coronel
- 1953 - Nadando em Dinheiro ..... Coronel
- 1953 - Uma Pulga na Balança
- 1954 - Candinho
- 1955 - A Carrocinha ..... Duque, cão de Ermelinda
- 1958 - Ravina
- 1962 - O Vendedor de Linguiças
fonte: Wikipédia, IMDb
créditos, pesquisa e montagem: Daniel Pereira
Agradecimentos: André Luiz Mazzaropi
Nenhum comentário:
Postar um comentário